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    Sem título, da série Portal

    2010

    Utilizado pela primeira vez na instalação Afinidade Eletivas, a forma de um portal pode ser arrodeada por um jardim ou ser preenchida por uma paisagem. Cristais de rocha, vidro e ima podem estar tanto na composição dos jardins como das paisagens. As medidas internas do portal tem relação com as medidas dos cepos utilizados nas obras Manifestos, tornando-se assim, um o contorno do outro.

    A investigação feita em Lesart sobre a unidade do TaCaPe, a pintura registrada no interior do estomago em Há Sopas, assim como o brilho encontrado nas entranhas de aço de Cooking Crystal, são da mesma natureza da mão dentro do bolso e do cérebro dentro da mão. Não só continente e conteúdo mas também as superfícies externas e internas. As passagens e caminhos.
    Uma entidade capaz de fazer o homem comum passar de um estágio a outro desconhecido. Psicopompo é atribuído a Hermes na mitologia grega. A passagem que se sugere requer um aferimento de peso. Antes de fazê-lo passar, o Psicopompo deverá pesar a alma do candidato. E para isso não é verdade dizer que um quilo de algodão é igual a um quilo de ferro.
    Quando Tunga foi convidado para criar um trabalho para um parque de esculturas em uma propriedade vinícola no Sul da França diversos estudos desdobravam a mesma estrutura de Afinidades Eletivas. Nela, a existência de um portal de proporções humanas atraia gigantes bengalas para que passassem pelo seu interior. Para La Coste, o nome da propriedade, Tunga se apropria de elementos locais como a forja, a cantaria e os arcos românicos para uma armadilha visual que, como o dedal e o mar, engole para seu estomago a bela paisagem da Provence.
    Os portais de La Coste são três, cada um feito com dois arcos botantes. Todos caducos de um das três colunas da estrutura. Sob um dos arcos pende uma balança pronta para a aferição. O contrapeso de cada portal é por sua vez, distinto. Um tem amarrado a um dos lados da balança um grande cristal de rocha, outro um imenso saco repleto de cristais de rocha, e o terceiro está atado a um prisma de vidro.
    Outros portais foram executados utilizando barras de ferro. Talvez atraídos pelos mitos, personagens foram se aproximando de cada portal, içados por cruzetas de marionetes. De vez em quando estão dentro do portal, de vez em quando já passaram ou ainda vão passar.

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    Sem título, da série Portal
    • Ferro, cristal de quartzo e ímã
    • 60 x 74 x 300 cm
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Sem título, da série Portal
    • Ferro, cristal de quartzo e ímã
    • 60 x 74 x 300 cm
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Sem título, da série Portal
    • Ferro, cristal de quartzo e ímã
    • 60 x 74 x 300 cm
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Sem título, da série Portal
    • Vers La Voie Humide I
    • Ferro, cristal de quartzo, vidro fundido e ímã
    • 70 x 140 x 300 cm
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Sem título, da série Portal
    • Ferro, vidro, ímã e água cromatizada
    • 60 x 74 x 180 cm
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Sem título, da série Portal
    • Ferro, cristal de quartzo e ímã
    • 60 x 74 x 180 cm
    Crédito da imagem indiponível no momento, 2010
    Sem título, da série Portal
    • Ferro, cristal de quartzo e ímã
    • 60 x 74 x 300 cm
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Presolar - Galerie Daniel Templon, Paris, França